top of page

Vê só: como o roteiro se transformou em storyboard

A gente já falou aqui sobre a construção do roteiro e também do storyboard, envolvendo uma grande pesquisa de imagens e referências sonoras. Mas eu sou assim: mato a cobra e mostro o pau! (sei que a expressão não é politicamente correta, mas é essa a ideia - fazer e mostrar como fez). Por isso, hoje eu vou mostrar como ficou o texto do roteiro e como se transformou em storyboard. Eu sou Viviane Toraci, coordenadora do multiHlab.


O roteiro é dividido em dois grupos de informações: imagens e áudios. Para quem está criando, conseguimos "ver" em nossa mente a imagem e "escutar" o áudio, mas como precisamos comunicar essas ideias para outras pessoas que irão compor a equipe de produção do vídeo, tudo é traduzido em palavras. Assim, geramos um documento guia, com indicação de recursos técnicos, composição das imagens, locução, trilha musical, efeitos sonoros. Essa etapa deve ser bastante discutida com a equipe, pois definirá todos os passos seguintes do trabalho. Após várias reuniões de criação do roteiro, ainda foi preciso realizar uma revisão para identificar se a narrativa estava fluida e coerente e se a mensagem que queríamos transmitir estava clara. Chegamos, assim, ao nosso roteiro (dá uma olhada como ficou no PDF).

Roteiro_Politica
.pdf
Download PDF • 76KB

A partir da compreensão coletiva do que o vídeo quer comunicar, iniciamos a construção do storyboard. O que antes estava na cabeça de cada um como referências visuais, começa a ser compartilhado para se criar um referencial coletivo do tipo de imagens que iremos utilizar. As imagens que integram o storyboard não são necessariamente as imagens que irão compor a edição do vídeo, mas permite ao diretor e ao editor compreenderem os sentidos que se espera comunicar. Pensando numa produção audiovisual em que as cenas seriam gravadas em locações, ou seja, seriam feitas captações de imagens com escolha de lugares, atores, figurinos, o storyboard orienta a equipe de pré-produção a preparar tudo isso. No nosso caso, o vídeo é composto por fotografias. Então o storyboard se transforma em um espaço coletivo de pesquisa de imagens carregadas de intenções de comunicação. É legal comparar como ficou escrito no roteiro e depois registrado no storyboard, percebendo as diferenças e semelhanças em cada formato.




Storyboard_Politica
.pdf
Download PDF • 6.74MB

O storyboard não é tão detalhado quanto o roteiro, pois sua função é indicar para o diretor/editor a concepção visual da produção. Mas no final, será papel deste profissional eleger as imagens que irão compor o vídeo. No caso aqui do Pergunta ao Prof, caberá ao bolsista multiHlab Matheus Bandeira cumprir esta função. E é por isso que em próximas postagens falaremos sobre o trabalho de edição do vídeo, para vocês acompanharem tudo por aqui.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page