top of page

A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO PLANO DE AULA

O grupo composto pelos discentes e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Henrique Adamoli Gomes dos Santos, Julia Cebulski, Isabella de Souza do Nascimento, Duane Sorge Correa e Luana Ribeiro Polido. foram os responsáveis pela confecção do segundo plano de aula da “Oficina de Roteiro e Storyboard”, ofertada à todas as séries do Ensino Médio do Colégio Estadual José de Anchieta, em Londrina, no Paraná, promovido em parceria com o MultiHlab/FUNDAJ, de Recife-PE, através de encontros remotos. Além disso, apesar do encontro do dia 05 de outubro de 2021, ser o segundo das Oficinas, ele foi o primeiro a ser ministrado por este grupo de bolsistas.

Ademais, é importante ressaltar que o plano de aula foi montado priorizando a lógica estabelecida em diálogo com o MultiHlab/FUNDAJ, sendo este o encontro responsável pela realização do “Brainstorm”, ou como foi utilizado pelos mediadores “Toró de Ideias”. Para realizarmos o planejamento de atividades levamos em consideração a base metodológica de planos de aula fornecidas pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia sediado na Universidade Estadual de Londrina (LENPES/UEL). Não obstante, é de suma importância ressaltar que introduzimos o toró de ideias a partir de uma discussão teórica que mobilizou, explicitamente, os conteúdos críticos de Edward W. Said, em seu livro Orientalismo: O oriente como invenção do ocidente, ao passo que levávamos os alunos à reflexões que proporcionassem a execução e sedimentação da Imaginação Sociológica, aos moldes propostos por Wright-Mills. Dessa forma, conseguimos realizar um processo complexo que mobilizou uma série de momentos da oficina:


1. Momento de apresentação e identificação entre bolsistas e discentes


2. Momento de compreensão dos conhecimentos previamente adquiridos pelos discentes



3. Momento de fluxo intenso de ideias, compreensões, desrealizações e desnaturalizações


4. Solidificação e repasse dos conhecimentos adquiridos ao longo do encontro



5. Indicativo de atividades à serem realizadas como “tarefa de casa” para o encontro seguinte


6. Lembrete escrito divulgado entre os inscritos no projeto sobre a “tarefa de casa


Em suma, a construção do plano de aula foi fundamental para compreendermos que não poderíamos simplesmente tomar o brainstorm/ toró de ideias como fato dado e pular uma etapa de adequação teórica necessária para estabelecermos uma diferença entre os conhecimentos suscitados pelas visões proporcionados pelo senso comum, em contrário das que, mesmo que de forma simplificada, suscitadas pelos conhecimentos científicos das áreas de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais. Visto isso, podemos dizer que o plano de aula suscitou uma série de contribuições fundamentais para o desenvolvimento pleno da oficina, assim como preparação das expectativas que desenhamos sobre o projeto de Oficina Roteiro e Storyboard, fatos que foram essenciais para que os alunos pudessem se confrontar com a visão anterior, guiada pela consciência ingênua, em relação com a catarse proporcionada após o final do encontro.



plano de aula - oficina (1).docx (1)
.pdf
Download PDF • 76KB



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page