top of page

Impressões sobre o primeiro dia de oficina

Olá! Estamos animadas em escrever essa postagem por aqui e esperamos que você que nos lê esteja bem. Esse texto está sendo escrito por Luana Maria Amâncio e Natally Murback. Eu, Luana, já apareci por aqui nesses textos: Processo de criação do site e Produção de imagens no Meet. Já eu, Natally estou fazendo minha estreia no blog então vou me apresentar um pouquinho: sou aluna do terceiro ano de Ciências Sociais na UEL, e bolsista do PIBID.


Hoje, nós duas viemos aqui para dividir nossa experiência na aplicação da primeira Oficina de Roteiro e Storyboard do MultihLab em parceria com o PIBID. Aplicamos a oficina para 16 alunos do Colégio Anchieta de Londrina. Você pode ler mais sobre o plano de aula da oficina nesse post.


Esse primeiro encontro teve o objetivo de fazer uma breve apresentação de todos os alunos que estavam ali presentes, apresentar o programa da oficina e selecionarmos juntos um tema para trabalharmos no processo de roteiro e storyboard. Ah, e tínhamos um objetivo importante também: criar uma relação com os alunos e manter um ambiente que fomentasse a participação e intervenções deles.


Esperávamos um público estimado de 10 pessoas e tivemos a presença de 16, o que foi muito animador, mas também nos fez esticar um pouco o nosso tempo de oficina. Abaixo uma foto empolgada com a surpresa da quantidade de presentes! Foram 16 alunos do Anchieta e o restantes éramos nossas equipes UEL e MilthLab. A princípio havíamos programado 1h00 e acabamos prolongando um pouco mais.



Registro da quantidade de pessoas presentes na sala online do meet

Iniciamos a oficina com duas rodadas de stop online, que nos ajudou a quebrar o gelo daquele período inicial (foto abaixo), na sequência, iniciamos as apresentações. Pedimos que eles dissessem o nome, o período que estavam e um canal de YouTube, Tik Tok ou perfil de Instagram que eles seguiam e gostavam. A maioria dos alunos participou e fez sua apresentação com entusiasmo. Após as apresentações falamos sobre a programação daquele encontro e dos próximos dias de oficina.


Foto das rodadas de stop online

Um ponto interessante a ser destacado, é que ao contrário do que havíamos pensado, poucos alunos demonstraram interesse nos conteúdos do TikTok, sendo o YouTube a plataforma com maior interesse. Outro ponto importante é que naquele encontro tínhamos a demanda de alterar o horário da oficina e não conseguimos fazer isso. Em uma reunião posterior o Prof Rogério nos orientou como devemos fazer nessas situações, em que queremos propor um combinado com os alunos. Vamos tentar no próximo dia, depois a gente volta aqui contar se deu certo! ;)


Na sequência, mostramos alguns temas sociológicos que estão presentes em nosso cotidiano, para demonstrar aos alunos como a sociologia se apresenta em nosso dia a dia e não está presente apenas nos livros didáticos. Assim, nos aprofundamos em oito temas previamente selecionados para fazer a demonstração de como podemos colocar em prática os roteiros de storyboard em materiais que consumimos, como histórias em quadrinhos, podcasts e vídeos da internet, demonstrando também como há uma variedade de formatos em que o roteiro e o storyboard podem ser utilizados.


Captura de tela da oficina

A deliberação do tema por meio da “Teia de Temas” no Jamboard, foi a parte mais divertida (depois das partidas de stop rs) e com maior interação dos participantes. Através do link, os alunos entraram e conseguiram adicionar suas ideias de temas e interesses, ao total tivemos 15 temas diferentes, mas de um modo geral a maioria girou em torno da temática “gênero”. Após um tempo de discussão, chegamos a um “pré-tema”, que estaria ligado aos debates recentes sobre o novo regime Talibã e as discussões sobre gênero que voltaram à tona com sua volta ao poder. Assim, ao contrário do que havíamos planejado, não fechamos a deliberação do tema, só o deixamos pré-definido e encaminhamos materiais (podcasts e vídeos) para os alunos se aprofundarem mais no assunto, e deliberarmos o tema específico no encontro seguinte.


Mas, como a temática girou em torno de gênero, conseguimos finalizar a oficina com uma música que abordasse esse tema, finalizamos assim com “Maria da Vila Matilde" da cantora Elza Soares.


Agradecemos a leitura até ! Nos vemos nas próximas postagens :)

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page