top of page

Produção de imagens no Meet

Olá, espero que você esteja bem! Meu nome é Luana Maria Amâncio, sou aluna de Ciências Sociais na UEL e bolsista do PIBID. Já escrevi por aqui contanto sobre o processo de criação desse site, e retorno hoje para contar um pouquinho de como foi a produção e a captação de imagens que fizemos para simular uma aula online via Google Meet.


Como você já pode ler, nos dividimos em grupos para a produção de imagens e áudios que serão usadas na montagem do vídeo do Pergunta ao Prof. Leia um pouco sobre a pesquisa de imagens e a pesquisa dos áudios aqui no blog.


O grupo responsável pela produção dessas imagens foi composto por Ana Beatriz, Evelyn, Karla, Rogério e eu. Nossa tarefa foi simular uma aula de sociologia da turma da Mariana, que é a personagem do Pergunta ao Prof. Ainda nas etapas iniciais do roteiro, definimos que a simulação seria feita diretamente na plataforma Google Meet, que é onde as aulas online de educação básica do Brasil estão acontecendo.


Para trazer veracidade a gravação trocamos algumas fotos do nosso Google pessoal por fotos que alunos costumam colocar, como personagens de desenhos ou animes. Pedimos também para que colegas do PIBID e da RP entrassem na reunião online, para aumentar a quantidade de presentes. Ficamos então com mais ou menos 30 pessoas na sala, representando uma turma de ensino médio. Dentre os presentes tínhamos Karla, como Mariana e Rogério como "professor Rogério", o restante de nós estávamos ali como os demais colegas de classe.


Com a ajuda de uma das colegas, baixamos um software de gravação de tela para conseguirmos captar todos os momentos da "aula". O software é o OBS, ele é gratuito, tranquilo de mexer e captura tela e áudio sem problemas. Segue uma captura de tela do app funcionando.



Ter o roteiro em mãos foi importante para lembrarmos exatamente o que precisaríamos capturar e quem precisaria fazer cada fala. Então repassamos juntos o roteiro para relembrar o contexto e para que quem tivesse falas pudesse memorizar mais uma vez. Usamos um slide do tema da aula que o Rogério já tinha e iniciamos a gravação.


Com o roteiro revisado foi bem tranquilo gravar as cenas. Nosso trabalho de reunião de pessoal, passar roteiro, ajustar o software de gravação da tela e de fato gravar as cenas durou um pouco menos de 2h. Para garantir, ter opções e evitar acidentes fizemos duas versões de cada cena.


No final, conseguimos produzir um bom material, que você vai poder conferir quando o vídeo estiver pronto e editado. Esse foi o post blog de hoje, pessoal. Até a próxima!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page