Olá, pessoal! Espero que estejam todos bem!
Eu sou Mirian Borges da Silva, estudante de Ciências Sociais pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e bolsista pela Residência Pedagógica. Hoje irei contar para vocês um pouco sobre como foi a nossa pesquisa de imagens, que aconteceu a partir da revisão do nosso roteiro do vídeo e da divisão do nosso grupo em várias equipes para facilitar na produção do vídeo sem sobrecarregar ninguém, afinal, de pesada já basta a nossa realidade não é mesmo?!
Bom, antes de começar a pesquisa de imagens é necessária uma revisão do roteiro do vídeo, dessa forma o roteiro ficará mais viável, mais coerente e mais coeso. No processo de brainstorming, como o nome já diz: “tempestade de ideias”, vamos escrevendo todas as possibilidades, às vezes de forma muito formal, outras vezes de forma confusa, e até pretendendo usar vídeos e fotos/imagens difíceis de encontrar e/ou fazer. Em nosso grupo, Karla e Matheus fizeram uma pré-revisão do roteiro, para que ficasse mais claro quando fizéssemos a revisão mais geral em grupo, em nossas reuniões semanais por Google Meet.
Durante a reunião, discutimos quais cenas seriam viáveis ou não, e quais conceitos deveríamos utilizar, tal como quais tipos de imagens, vídeos, memes e áudios se encaixariam no storyboard, que é uma espécie de esboço sequencial, são diferentes imagens, que ordenadas, compõem a cena. Na construção do storyboard surgiu a necessidade da divisão de tarefas, dessa forma resolvemos primeiramente elencar quais tarefas seriam necessárias.
A nossa construção ficou dividida nas seguintes tarefas: o primeiro grupo ficou responsável pela busca de imagens/fotos, vídeos e memes da internet; o terceiro pela produção de gravação e edição pelo meet; o quarto pela produção de gravação e edição pelo WhatsApp e o quinto pela busca de áudios coerentes com cada contexto. Para a divisão das equipes, foi criado um Google Doc para que cada pessoa colocasse seu nome no grupo de interesse.
E foi isso! Com a divisão de tarefas após a revisão, nossa pesquisa de imagens e nossos objetivos – em relação ao o que queremos passar com o vídeo- ficaram muito mais claros. E, ao mesmo tempo, o processo ficou mais fácil e descontraído a partir do trabalho em equipe.
Até a próxima, pessoal! Se cuidem!
Comments