top of page

Como aconteceu o segundo dia da Oficina.

Olá! Pessoal, eu sou a Isabella Souza e volto ao blog hoje com uma postagem que traz alguns dos acontecimentos do segundo encontro da oficina de Roteiro e Storyboard, fruto da parceria PIBID – ciências sociais UEL e MultihLab. A oficina foi aplicada para os alunos do Colégio José de Anchieta no dia 5 de Outubro, e esse foi o primeiro encontro ministrado pelo grupo composto pelos pibidianos Isabella de Souza do Nascimento, Henrique Adamoli Gomes dos Santos, Julia Cebulski, Duane Sorge Correa e Luana Ribeiro Polido.


A princípio é válido ressaltar que no segundo encontro participaram mais alunos, visto que os participantes do primeiro encontro deram seu “feedback” aos colegas e o convite continuou sendo feito.


Relembrando o primeiro encontro, os alunos que estavam participando demonstraram grande interesse pelas questões de gênero e Oriente e Ocidente. Dessa maneira, o segundo dia da oficina se deu a partir dessa escolha, na qual especificamos onde se localiza o ocidente e o oriente e trabalhamos mostrando especificidades desses, junto a ideia de brainstorm.


Assim, apresentamos o tema, dialogamos percepções, organizamos as ideias e obtivemos um repertório para o futuro roteiro que será criado.


Nesse sentido, expomos aos alunos parte das diferenças sociais, imposições e influência cultural. Além disso, trazemos situações cotidianas como a imposição de brinquedos estereotipados desde a infância às crianças, como brinquedo de menina e brinquedo de menino, tratando da questão de gênero.




Em uma abordagem mais conteudista, mobilizamos o autor Edward W. Said que foi um importante intelectual palestino, que desmistificou parte das ideias do “Oriente” construída sobre uma serie de estereótipos.


Portanto, após a breve descrição do segundo encontro, a maneira com que esse se deu possibilitou uma maior participação dos alunos do Colégio, visto que, a exposição dos bolsistas e os slides apresentados cativava que os participantes declarassem sua opinião ou até mesmo experiências, houve movimentação pelo microfone e principalmente pelo chat da plataforma meet. Por fim, foi apresentado indicações sobre o tema aos alunos como o podcast e documentário, além do convite para acessarem o blog do Pergunta ao Prof.

Slides Oficina
.pdf
Download PDF • 14.27MB

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page