top of page

O MOVIMENTO EM DEFESA DO PIBID/RP: ORGANIZAÇÃO, AÇÕES E CONSEQUÊNCIAS

Henrique Adamoli Gomes dos Santos

Isabella de Souza Nascimento

Nós, estudantes de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação e Docência (PIBID), assim como os demais participantes da Residência Pedagógica (RP) da UEL e de todo o Brasil, sofremos um corte imediato de orçamento que afeta diretamente o pagamento de nossas bolsas. No dia 07/10, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, publicou uma nota informando que o pagamentos dos programas PIBID e RP iriam ser adiados por causa da necessidade de aprovação do Projeto de Lei 17/2021.

Assim, todo o trabalho realizado pelos estagiários desde setembro de 2021, foi de forma gratuita. Tal situação se torna insustentável sem a garantia das bolsas, que os universitários eram contemplados. Portanto, os estudantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica se articularam e resolveram que nesse contexto era necessário a paralisação das atividades, que inicialmente deveria ocorrer até o dia 29/10. Parte da mobilização a princípio, foi realizada por grupos de “whatsapp” onde os pibidianos se articularam com os estagiários da residência pedagógica, que sofriam com o mesmo impasse, foi criado uma conta na plataforma instagram (@pibid.rp.londrina.resiste) para maiores informações. Nesse sentido, almejando maior concentração surgiu a necessidade da panfletagem para mobilizar os alunos dos colégios, que também eram completados com o trabalho dos estagiários.

Portanto, no dia (26/10), às 12h em frente ao Colégio Estadual José de Anchieta e Colégio Estadual Vicente Rijo, foi realizado além da panfletagem, diálogo com parte dos alunos que se encontravam ali, após a saída da aula, foi explicado o motivo da greve e da mobilização por parte dos estagiários. Além disso, os mesmos foram convidados a comparecerem às 18h do mesmo dia no ato também sobre essa paralisação que aconteceu em frente a Pernambucanas.

De forma geral, compreendemos que a paralisação das atividades foi de suma importância para a garantia de uma série de fatores que são caros aos participantes dos programas, à nível nacional. Citamos estas como as pautas principais do movimento grevista:

  1. Manutenção Integral dos programas: Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

  2. Pagamento imediato das bolsas de ambos os programas

Não obstante, os estudantes dos subprojetos RP/ PIBID - Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina, estiveram amplamente mobilizados nas discussões, fóruns de mobilização e discussão e na própria reivindicação que foi realizada conjuntamente aos estudantes do Colégio Estadual José de Anchieta. Ademais, é de suma importância pautar que foi justamente no processo reivindicativo-organizativo dos estudantes que conseguimos romper com a barreira física que tinha sido estabelecida até então entre o PIBID e os estudantes do ciclo básico de formação, por conta do COVID-19, e que estabeleceram uma série de dificuldades para a realização plena de nossas atividades.

Por fim, destacamos que o processo do PIBID durante todo o contexto pandêmico não pautou-se pela ausência de dificuldades. Entretanto, certamente a maior delas foi a instabilidade causada pelo rompimento contratual por parte das entidades responsáveis do Governo Federal, colocando em risco todas as atividades, reflexões e procedimentos tanto previstos no Edital original, quanto em relação às ambições científicas dos graduandos e orientadores participantes.




Cartaz
.pdf
Download PDF • 2.47MB





31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page