top of page

Organização do trabalho colaborativo

Oi, gente! Meu nome é André Luís Spera, sou licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsista do Programa Residência Pedagógica.


O post de hoje vai nos mostrar como organizamos todo o nosso trabalho de forma totalmente remota, já que nosso projeto envolve pessoas de várias regiões do Brasil.


Para organizar esse trabalho colaborativo foi criado uma pasta compartilhada na plataforma Google Drive onde todos os integrantes do projeto podem acessar o conteúdo utilizado. Nesta pasta é possível encontrar os textos que serão fundamentais na construção do conteúdo científico e os conceitos que estarão presentes no vídeo. Lá também encontramos todo o material criado entre os participantes durante a produção como o brainstorm, a estruturação do roteiro e do guia didático, um banco de imagens e áudios e também o cronograma estrutural do blog para diário e registro das etapas de produção de todo o projeto.


Para montar tudo isso é preciso muita organização, então o Drive possibilita a criação de várias pastas categorizadas como por exemplo: uma pasta para “banco de imagens” e uma pasta para “construção do roteiro do episódio”, assim cada coisa fica no seu lugar. Outra função que facilita muito o trabalho colaborativo é a possibilidade de criar documentos compartilhados onde todos podem abrir e editar, dessa forma todo mundo acompanha o desenvolvimento do projeto.


Indo mais a fundo, a criação do banco de imagens e áudios dentro da pasta colaborativa do Drive possibilita que todos os participantes contribuam com ideias e materiais de audiovisual que possam ser acrescentados na produção do episódio através da criação de um Storyboard. Dessa forma qualquer colaborador do projeto pode acessar portais de bancos de imagens de uso livre na internet como o pngtree, pixabay e o GIPHY e fazer o upload das imagens que ele acredita ser interessante para a pasta. Para o banco de áudios o colaborador pode usar portais como o Free SFX e bibliotecas de áudios gratuitos do Youtube Studio. Além dessas possibilidades, o colaborador pode produzir por conta própria materiais visuais e sonoros como fotos, vídeos ou áudios. Assim a produção do episódio ganha infinitas possibilidades com a criatividade de todos os participantes.


Para a estruturação do roteiro a equipe realizou diversas reuniões virtuais onde inicialmente um brainstorm foi criado, como já vimos nos posts anteriores do Blog. Também foram definidos a estrutura narrativa que o episódio vai apresentar como os personagens, as falas, os cenários e as situações que farão parte da história contada com a finalidade de trazer a discussão sobre a política na vida dos jovens, principalmente no cenário de pandemia da Covid 19 que estamos no Brasil e no mundo. Na articulação do roteiro a equipe desenvolveu um arquivo de texto compartilhado na pasta do Google Drive do projeto onde se definiram de forma coletiva as sequências de cenas e imagens que serão utilizadas e os áudios que vão compor essas cenas. Assim fica claro para todos como será a relação entre as imagens e os sons que estarão na composição audiovisual do episódio. E tudo isso fica guardado dentro dessa pasta!


E é isso! Com a pasta compartilhada do Google Drive toda a produção desde os conceitos teóricos até o som de notificação do celular da personagem estarão disponíveis, organizados e registrados. Assim nosso projeto fica muito mais fácil de ser feito e também ganha força com o trabalho em equipe!


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page