top of page

Construção do roteiro

📣 Oi oi gente, o post de hoje foi escrito por dois participantes do projeto “Pergunte ao Prof”, a pibidiana Luana R. Polido e o residente Matheus do Santos Silva, ambos licenciandos em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e bolsistas.



No post de hoje falaremos sobre a construção dos roteiro para a produção dos nossos vídeos, então siga com a gente! 😉

Algumas etapas são importantes para a construção do roteiro, são elas:

  1. Convite ao consultor conceitual;

  2. Conversa com a/o consultor e escolha de referencial teórico;

  3. Reunião com a equipe do multilab e levantamento de mais referencial;

  4. Construção do roteiro em conjunto;

  5. Revisão do roteiro pelo consultor conceitual;

  6. Aprovação do roteiro.


Afinal, quem é o consultor conceitual? 💭


Entãooo, a/o consultor conceitual é alguém da equipe que se disponibiliza para apresentar um conceito importante para ser trabalhado no Ensino Médio, trazendo material e referencial para construção do roteiro; só assim podemos traduzir o conceito para a linguagem audiovisual.


No nosso caso a consultora conceitual é a professora Renata e nosso tema é “política”, ela nos apresentou textos sobre a temática para que nos servissem de suporte, sendo eles: Bobbio (1998) e Nogueira (2001).


Foi consenso que em nosso roteiro queremos que assuntos como pandemia aparecesse, assim como o conceito de política, conflito, classes sociais, teóricos como Maquiavel e Marx também apareceriam.

Tá bom, mas e a construção do roteiro?



A construção do roteiro é feita em grupo através do Google Meet, o que possibilita a participação opinativa de diversas pessoas ao mesmo tempo. Além disso, durante a escrita do roteiro é apresentada simultaneamente a tela em que ele está sendo escrito e estruturado, facilitando a visualização do processo de criação por parte de todas as pessoas que estão na chamada, dessa forma a própria criação coletiva do roteiro se torna um momento de aprendizagem técnica que enriquece a experiência da produção de um vídeo. Com isso, ao concebermos pouco a pouco o roteiro e, posteriormente, vê-lo sendo transformado em vídeo, poderemos visualizar que nele contém uma parte de cada um daqueles que participaram do seu processo de criação.

Entãooo, ao longo das reuniões da produção do roteiro, somos desafiados a sintetizar as ideias e conceitos utilizados na proposta do vídeo. Portanto, ao falarmos sobre o conceito de “política”, é preciso selecionar a melhor maneira de falar sobre da forma mais didática e explicativa possível, em um período curto de tempo, sem reduzirmos a complexidade e profundidade do mesmo (o que podemos ver no post da Renata “O que é política?”): se torna um desafio que alguns de nós sentimos de escolher o que incluir e o que não incluir, e como incluir, de acordo com a proposta criativa dos vídeos do “Pergunta ao Prof”. Somos desafiados a mobilizarmos os conceitos em um formato diferente do que estamos acostumados, momento em que mesmo aqueles mais habituados na criação de materiais didáticos se adaptam. Com isso, aprendemos a trabalhar com um conceito de maneira prática, aumentando o nosso leque de possibilidades como professores. 🌟


Caso queiram consultar os textos, são esses:


BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Universidade de Brasília, Brasília, 1998, p. 954-932.


NOGUEIRA, Marco Aurélio. Em defesa da política. Senac, São Paulo, 2001.

Gostou de saber mais sobre o processo de construção do roteiro? Comenta aqui no blog pra gente saber o que você achou.

Por hoje é isso! Usem máscara, se cuidem e até mais.




65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page