top of page

Processo de criação do site

Atualizado: 4 de jun. de 2021

Olá! Meu nome é Luana Maria Amâncio, sou aluna de Ciências Sociais na UEL e bolsista do PIBID. No post de hoje, eu e Jéssika Miranda, mestra em Sociologia e integrante da equipe do multiHlab, vamos contar um pouco sobre o processo de criação do nosso site perguntaaoprof.wixsite.com/multihuel.


Como você pôde conferir no último post, esse blog é um diário de campo coletivo! Portanto, nossa primeira missão foi criar o espaço que acomodaria esses relatos, experiências e descobertas do grupo. Fui designada a cumprir essa tarefa com ajuda e orientação de Jéssika. Dessa forma, nos aventuramos pelo Wix e criamos esse espaço em que hoje você, querido leitor e leitora, está navegando.


O Wix é uma plataforma digital gratuita de produção e gerenciamento de sites e blogs que utilizamos como uma ferramenta pedagógica. Optamos por usar esta plataforma por já conhecê-la de outros projetos e atividades. Além dela, existe o WordPress que tem configurações semelhantes e que talvez possa interessá-los também.


O caminho que trilhamos


Para começar, Jessika e eu tivemos uma conversa breve sobre quais os objetivos do site e o que ele precisaria contemplar, construindo assim uma estrutura inicial. Nossa ideia era a construção do blog. Na sequência, parti para a exploração dos modelos de templates prontos do Wix para me familiarizar com a plataforma e também para conhecer todas as opções que poderia utilizar.


O Wix oferece infinitas opções e eu me perdi por ali por um tempinho. Com tantos modelos parecia impossível escolher só um, então decidi explorar as categorias para afunilar minha procura. A minha sugestão é ter previamente um modelo com estrutura (menu) e estilo em mente, para facilitar a procura do template ideal.



Foi explorando que tive contato com o modelo de fórum, e eu adorei! Por nossa equipe reunir um grande grupo de mentes criativas e talentosas, pensei que ter um fórum para além do blog seria uma ideia muito produtiva. Então, decidi partir desse modelo e criei um site com uma estrutura 100% voltado ao fórum e apresentei à Jessika.


Nesse espaço de diálogo, Jessika me retornou com algumas considerações, observando que faltava a estrutura de navegação do site, o menu. Foi quando ela sugeriu sua proposta de template e menu alinhado com nossa ideia inicial. Por isso, reforçamos: é importante já ter uma ideia prévia da estrutura do site e dos seus objetivos com ela, para não se seduzir por infinitas opções de templates.


Com contraproposta aprovada, juntas conseguimos alimentar e configurar uma estrutura com apresentação do projeto, diário de campo digital e fórum para criar um ecossistema de trocas e aprendizado.


Elementos e conceito do site


Após ajustes e contribuições da equipe chegamos nesse modelo final em que você nos lê. Por aqui você encontra uma página inicial de Apresentação em que temos um texto introdutório breve e nossos contatos, na sequência o nosso Blog em que registramos relatos, aprendizados e experiências, logo após você encontra nosso Fórum que é espaço aberto para trocas e ideias, e por último a sessão Quem faz que conta um pouquinho sobre as equipes que fazem parte do projeto.


Sobre design e conceito nos preocupamos em manter uma estrutura simples, que não dificultasse o carregamento do site. Tivemos como guia visual o logo do Pergunta ao Prof, a partir dele selecionamos uma cor dominante essa aqui que nos remete aos quadros de giz das salas de aula - já que estamos com saudades por conta do momento de isolamento social que estamos vivendo. A partir dessa cor criamos cada sessão, com variações do tom, construindo uma unidade geral harmônica.


Com isso, gostaríamos que nesse espaço você se sentisse a vontade para participar através de comentários aqui nos posts e criação de tópicos e contribuição nas discussões lá do fórum.


Esse foi o post de hoje, espero que tenha sido uma leitura tranquila e te deixado empolgado ou empolgada para quem sabe tirar alguma ideia do papel. Ah, viu algum equívoco no site ou tem alguma ideia e gostaria de compartilhar? Por favor deixe seu comentário que vamos adorar saber sua opinião! Até mais.

 

Texto feito em parceria com Jéssika Miranda, mestra em sociologia e integrante da equipe do Laboratório de Multiusuários em Humanidades - multiHlab.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page