O projeto Pergunta ao Prof quer pensar como experiências de produção audiovisual podem se tornar uma estratégia pedagógica para o ensino de Sociologia no ensino médio.
Olá. Sou Viviane Toraci, coordenadora do multiHlab, e dou início hoje ao blog do projeto Pergunta ao Prof. Iremos registrar aqui todas as etapas de desenvolvimento deste projeto executado em parceira entre o multiHlab (Laboratório Multiusuários em Humanidades – ProfSocio/Fundaj), o Lenpes (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina - UEL), PIBID e Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UEL. Esta grande equipe tem o objetivo de pensar como experiências de produção audiovisual podem se tornar uma estratégia pedagógica para o ensino de Sociologia no ensino médio.
Nosso blog funciona como um diário de campo coletivo. A ideia é que você, leitor, acompanhe e reflita junto conosco sobre nossa metodologia, problemas encontrados na execução, as soluções imaginadas para sua continuidade, adaptações ao ambiente de sala de aula no ensino médio. O blog é para nós uma ferramenta de reflexão na ação, pois enquanto se registra o que está acontecendo, os envolvidos passam por uma reflexão para construção dos textos. E ao documentar a ação, o blog permitirá posteriormente uma reflexão sobre a ação, em um espaço temporal distanciado da sua própria realização. A articulação entre a prática e a reflexão sobre a prática (Perrenoud 2000) é construída a partir da pesquisa-ação colaborativa, aplicando o movimento sugerido por Schön (2000): conhecimento na ação, reflexão na ação, reflexão sobre a ação e meta-reflexão.
Basicamente, nosso projeto é composto por três fases. Primeiro, vamos experienciar com a equipe formada por professores e professoras de graduação, pós-graduação, educação básica, bolsistas multiHlab e licenciandos UEL a criação e produção de um vídeo de divulgação científica abordando o conceito “Política” a partir das contribuições teóricas das Ciências Sociais. Esta construção coletiva irá gerar como produto um vídeo a ser disponibilizado no Canal multiHlab no Youtube e no IGTV, e nos permitirá vivenciar a prática que queremos levar para a escola. A partir da análise da vivência, os licenciandos juntamente com seus professores preceptores nas escolas (parceiras do PIBIB e Residência Pedagógica) desenvolverão novos vídeos com os alunos do ensino médio, identificando as necessárias adaptações da metodologia anteriormente vivenciada. Novamente, a análise da prática permitirá nova reflexão, concluindo o projeto com a construção de um guia didático para professores da educação básica.
Teremos a experiência como formadora e auto-formadora, como afirma Machado (2013, p. 37): “o mundo da vida como aquele que se apresenta à interpretação e experimentação dos sujeitos; a experiência, vista em retrospectiva como significativa pela operação da consciência dos sujeitos; e a experiência formadora, que permite a interpretação do que foi aprendido de acordo com as relações entre saber-fazer, saber pensar e saber situar-se”. Esperamos que se sintam parte desta equipe e construam conosco novos conhecimentos no campo do Ensino de Sociologia na escola.
Viviane Toraci é Doutora em Comunicação pela UFPE, docente ProfSocio na Fundação Joaquim Nabuco, coordenadora do Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab).
Comments