top of page
Foto do escritorAna Beatriz Migliari

Como elaboramos o plano de aula da Oficina de Roteiro e Storyboard

Atualizado: 23 de set. de 2021

Para a realização do primeiro dia da Oficina de Roteiro e Storyboard planejada pelo MultiHlab - Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e a equipe de orientadores e pibidianos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), nós montamos um plano de aula para melhor organizar os objetivos da oficina. A turma de estagiários foi dividida em duas: o primeiro grupo ficou responsável pelo primeiro encontro, o segundo grupo ficou responsável pelo segundo e assim por diante. Nós fazemos parte do primeiro grupo, e dentro desse grupo fizemos mais divisões para todas as pessoas participarem do planejamento da aula e conseguir realizar a oficina de forma integrada. Ficamos responsáveis pelo planejamento minucioso do plano de aula, e vamos explicar como pensamos nos objetivos e nas pautas que inserimos no mesmo.


Primeiramente, quando falamos em plano de aula, deve-se entender como o roteiro que guia o professor a estruturar uma aula, pensando nos conteúdos a serem trabalhados, os objetivos da aula, o que esperar como resposta dos alunos, além do planejamento do momento que se inicia até o final de uma aula.


Agora que você sabe o que é um plano de aula, vamos te contar como organizamos o nosso primeiro encontro para a oficina. A partir do tema central (construção de roteiro e storyboard), precisávamos pensar quais seriam objetivos que trabalharíamos com os participantes durante esse momento, os quais giram em torno da abordagem de alguns temas sociológicos e como eles aparecem de diferentes formas na internet como em podcasts, vídeos no youtube/Tiktok/ Instagram, para que os alunos pudessem observar os tipos produções que tem como uma das etapas, o roteiro e/ou o storyboard.


Tendo isso em mente, após duas rodadas de stop online e das apresentações das equipes do PIBID e MultiHlab e dos alunos, descontraindo e permitindo que todos se conheçam um pouquinho, o caminho seria mostrar a eles as temáticas da Sociologia que foram selecionadas como exemplo para a exposição, seguindo o objetivo. Como próximo passo, explicar muito rapidamente o que é a imaginação sociológica, instigando a pensarem o assunto que gostam e utilizar do conceito para, em seguida, debaterem e decidirem por um tema.


Nosso planejamento, em resumo, seguiu esses estágios. Salientamos aqui a importância do plano de aula para a prática pedagógica e para o alcance dos objetivos do processo de aprendizagem específicos da elaboração.


Acompanhe as postagens do blog para descobrir como foi o dia 1 da Oficina de Roteiro e Storyboard para além do planejamento, e ainda, ficar por dentro do assunto da Sociologia que vamos desenvolver pelos próximos 5 encontros.



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page