top of page

As aulas, de sociologia, on-line dentro do Colégio José de Anchieta

O projeto PIBID (UEL) possui a intenção de promover uma articulação entre os alunos de licenciatura, o total de 15 áreas da licenciatura, e os estudantes de ensino básico, o qual o PIBID atua em um total de 49 escolas. As atividades dentro do projeto incluem ações que valorizem a área das licenciaturas juntamente à promoção da realidade prática do cotidiano das escolas ''proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;''- um dos objetivos apresentados dentro do programa PIBID formulado em junho de 2013. Na UEL, o projeto teve início em 2009 com a intenção primária de inserir os alunos nas escolas públicas, no formato de desenvolver atividades nas escolas juntamente a produção de materiais para/com os alunos e alunas.


O ano de 2020, o qual os bolsistas adentraram, incluindo eu, fomos inseridos no projeto, a realidade pandêmica não permitiu uma inserção pessoal no cotidiano da escola, o meio possível de articular as observações fora no meio digital onde tudo era meio obscuro e desconhecido. É claro, a prática de atuar dentro da sala de aula, em conjunto com as observações do ambiente interno não é uma tarefa fácil, desarticular os preconceitos promovendo anotações em conjunto com uma visão da realidade escolar promovendo uma série de discussões internas e hipóteses mudou por completo. Temos que ter em vista que a realidade da sala de aula possui semelhanças com o meio ambiente de sala on-line, mas, novos desafios são impostos, juntamente a isso.


Em torno de 1 mês e meio observamos as aulas on-line, no total de 9 turmas, do Colégio José de Anchieta, sendo que o objetivo do atual texto não é retratar as particularidades encontradas, mas retratar como vem acontecendo. Compreendo isso, é possível observar que cada turma apresenta os alunos os quais participam mais, que ficam com as câmeras ligadas e contribuem de alguma forma com a aula, traçando um perfil dos mais participativos. Em contrapartida, há alunos que não participam tanto, ficam com as câmeras desligadas, ou simplesmente não possuem, dentro das aulas on-line não é possível fazer hipóteses verdadeiras primárias, são muitas realidades desconhecidas. O professor Rogério Nunes expõe sua aula dentro da plataforma do Google Meet, apresentando slides, vídeos referentes aos conteúdos sociológicos promovendo discussões conforme o assunto indicado. Não é possível fazer uma comparação aprofundada da visão dos bolsistas da aula on-line vs presencial, já que essa realidade não fora vivida.


A dificuldade da observação não se restringe apenas as observações, já que a maior parte dos alunos ficam com a câmera fechada e não interagem, mas dentro da promoção de atividades para/com os alunos. É difícil manter o contato com os estudantes tendo em vista a frieza das relações on-line as quais estamos vivendo quase integralmente. Para o professor é difícil fazer uma aula interativa, para os alunos é difícil aderir a essa nova realidade, somando os diversos contextos sociais, para os bolsistas e participantes é difícil analisar tudo isso e chegar em uma atividade integrativa generalizada. Mas, as aulas de sociologia de forma geral ainda possuem a essência do ''promover uma discussão'' juntamente a desnaturalizar conceitos. É importante que as aulas de sociologia consigam trazer isto, mesmo com as dificuldades atuais vemos isso, de forma pormenorizada é claro, mas fazemos aquilo que está ao nosso alcance.


É interessante notar as diferenças das relações on-line, em contrapartida com as aulas normais as quais nós bolsistas vivenciamos. Como o desvio da aula, as interrupções e a conversa paralela juntamente a tentativa do professor voltar o foco da turma para a aula, mas, acontecem em uma medida menor e com certeza diferente.


Dentro das próximas postagens será possível verificar algumas observações dos participantes do programa PIBID, especificando as particularidades das observações das aulas EAD dentro do Colégio José de Anchieta.






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page