top of page

Criação e estratégia de divulgação da 1ª temporada e oficina


Oi, neste post irei contar sobre os processos de criação da campanha de lançamento da 1ª temporada, e também sobre a estratégia para divulgação da Oficina de Roteiro e Storyboard junto aos alunos da escola Colégio Estadual José de Anchieta em Londrina (PR).

Na 1ª temporada do Pergunta ao Prof contamos com a parceria do Lenpes, PIBID e Residência Pedagógica de Ciências Sociais, todos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e também do ProfSocio/Fundaj. A equipe multiHlab e nossos parceiros produziram três episódios sobre os conceitos de política, identidade e cultura. O vídeo sobre política foi construído em parceria com a UEL (todo o processo de construção está registrado neste blog). O segundo episódio contou com a participação do Prof. Alexandre Zarias, da Fundação Joaquim Nabuco, para construir o roteiro. Henrique Neto, do Lenpes, participou da construção do roteiro para o terceiro episódio. E assim finalizamos a primeira temporada do Pergunta ao Prof com três episódios.


A equipe multiHlab ficou responsável pela criação do material de divulgação da primeira temporada nas redes sociais do multiHlab (facebook e instagram). Karla Delgado e eu, Jéssika Miranda, num primeiro momento construímos (em um documento word) nosso plano de divulgação, nesse documento registramos nossas ideias e propostas individuais, que articuladas nos deram elementos para alinhar uma proposta coletiva. Dois elementos são importantes para a criação dos cards (material de divulgação/imagens): o conteúdo do que será divulgado e um roteiro de divulgação. Nosso conteúdo: projeto Pergunta ao Prof a qual contém três teasers de apresentação da temporada, e mais três vídeos (episódios); o segundo elemento é a narrativa, decidimos seguir a narrativa do projeto utilizando a personagem Mariana para narrar os textos que acompanham os cards. Portanto, nossa proposta se constitui de 2 blocos de cards, das quais:


Bloco 1. Apresentação.

Este bloco tem uma sequência de três cards na primeira postagem nas redes sociais: marca Pergunta ao Prof com símbolo YouTube, A gente conta tudo no blog, marcas dos parceiros.


Bloco 2. Episódios.

Este bloco tem uma sequência de três cards para três postagens: Política, Identidade e Cultura.


Cada postagem segue um texto convidando o leitor para o blog do Pergunta ao Prof, e o Canal do multiHlab no Youtube. Os cards produzidos apresentam as características básicas do projeto: cores, imagens (Mariana), figuras, fundo e marca. Utilizamos a plataforma Canva no formato gratuito. O processo final de construção passa pela orientação da Viviane Toraci, para fechamento da campanha da primeira temporada.



Oficina de Roteiro e Storyboard na escola

A oficina é uma estratégia pedagógica já utilizada pela equipe multiHlab para trabalhar com alunos do ensino médio. Além de se diferenciar do formato "aula", nessa linguagem a gente possibilita a interação e a troca de experiências dos diferentes grupos envolvidos. Para convidar os alunos da escola a participarem das atividades na construção do storyboard, elaboramos um texto com as informações sobre o evento, um card (imagem) e a página web com formulário de inscrição, ambos confeccionados nas plataformas Canva e Wix.


A proposta é colar esse material no mural do Google Classroom das turmas da escola . Neste ambiente o convite é feito com uma chamada para o link do formulário, nosso convite é:


Você sabe fazer um "Storyboard"?

Cola aqui que o multiHlab (Recife - PE) e os bolsistas PIBID/UEL estão oferecendo a Oficina de Roteiro e Storyboard. Além de aprender técnicas da linguagem audiovisual, você ainda vai trocar ideias com uma galera massa!

Acessa o link pra saber mais e se inscrever: https://multihlenpes.wixsite.com/cejalondrina




Jéssika Wanessa dos S. Miranda, mestra em Sociologia pela FUNDAJ. Bolsista técnica no Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab).


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page