top of page

Dicas de como fazer pesquisa de imagem na internet

Oii Oii para você que clicou neste post. Bem-vindo a mais uma produção desse nosso blog cheio de autores.


Queria começar perguntando se você já conhece nossa primeira publicação. Ela foi feita pela Viviane Toraci, organizadora do Multilab. Lá no post “Nosso blog é um diário de campo coletivo” você pode entender um pouco mais desse nosso projeto, caso tenha caído aqui de paraquedas.

Bom, sem mais delongas, sou Matheus Nascimento, curso Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e participo como bolsista do programa Residência Pedagógica.


E nessas próximas linhas vou contar como o processo de pesquisa de imagens e memes na internet se desenvolveu em nosso grupo, trazendo algumas dicas de como realizar essa coleta.


Então, depois da organização do roteiro de vídeo e da divisão das equipes, - já mencionada por alguns colegas em posts anteriores – o grupo do qual eu fazia parte ficou responsável por encontrar as imagens certas.


Como esse grupo ainda era grande e existiam muitas imagens para serem encontradas, realizamos uma nova divisão. E assim, as buscas passaram a seguir cada tópico descrito no roteiro. Ao final das divisões cada membro do grupo ficou responsável por um ou outro tema de imagem a ser pesquisado.


Essa organização gerou uma divisão de tarefas equilibrada e fez com que cada tópico estivesse recebendo a atenção adequada.


No mais, as tais “imagens certas”, que mencionei ali em cima, foram definidas por mim dessa maneira, pois seguiram algumas regrinhas importantes para chegarem a um resultado satisfatório.


Por conta disso, separei três informações importantes para que você, caso esteja passando ou planejando passar por esse processo de pesquisa, consiga avançar com mais segurança nas buscas das suas imagens certas.


Informação 1: certifique-se de que a imagem, vídeo, meme, esteja em uma boa definição.


Ao procurarmos imagens na internet é importante dar atenção a resolução. Imagens com taxas de pixels mais altas são as melhores opções, elas permitem uma menor distorção quando manipuladas durante um processo de edição e adequação de tamanho. Por isso, dê preferência às resoluções Full HD (1920 x 1080 pixels) e HD (1280 x 720 pixels).


Informação 2: atenção aos direitos autorais.


Existem sites que oferecem bancos de imagens gratuitas, eles representam uma ótima opção para quem não quer ter nenhum problema com a procedência do que será utilizado.


Porém, esses sites, como o Canva, Pixabay e RGBStock, podem não lhe trazer tudo aquilo que sua criatividade está pedindo.


Então, caso você opte por utilizar imagens de sites que não lhe confirmam se as imagens têm alguma restrição de uso, é importante tomar alguns cuidados.


Conferir se as fotos estão registradas por algum jornal, site ou pessoa é um importante fator a se considerar quando estiver trabalhando com fontes que te gerem dúvidas.


E se por acaso essas imagens forem de grande interesse é possível pedir a autorização dos responsáveis para utilizá-la.

(Vale lembrar que nem sempre a utilização será possível ou gratuita, fique atento.)


Informação 3: Feedback


Em um evento que envolve tantas pessoas, realizar uma seleção de imagens que faça sentido e agrade parte significativa do grupo é muito importante. Logo, efetuar uma análise sobre a aceitação das imagens selecionadas é de enorme relevância para que o resultado da coleta esteja fiel ao que o projeto propõe.


Essas informações mencionadas acima formaram as questões que mais me chamaram atenção no processo de escolha das imagens, e espero que elas possam fazer sentido para quem esteja se aventurando em processos parecidos.


Fique à vontade para sugerir ou mesmo registrar seus processos de coletas. O espaço é de troca e está aberto para quem quiser compartilhar.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page