top of page

Transposição didática: a passagem do “Pergunta ao Prof” do campo acadêmico ao campo escolar

O Pergunta ao Prof agora terá atividades remotas junto aos alunos(as) do Colégio Estadual José de Anchieta(CEJA) em Londrina (PR) e você confere aqui como foi essa preparação!


Na primeira reunião da equipe, começamos a refletir sobre os desafios que nos aguardavam, pois a ideia de (re)produzir com os estudantes da escola um storyboard sobre um tema sociológico, isto é, realizar com eles a mesma atividade que fizemos até aqui, implicaria em algumas adaptações. Mas o que isso significa? Teríamos que criar a passagem de uma atividade estritamente acadêmica para uma ação na escola!

O primeiro ponto a considerar, então, foi a definição dos objetivos pedagógicos da atividade. A equipe passou a discutir os sentidos e significados educacionais da produção e construção de um roteiro audiovisual para o desenvolvimento do conhecimento sociológico na educação básica. E, nessa discussão, ficou evidente que o objetivo é aprofundar e explorar temas, autores e teorias das Ciências Sociais, assim como criar espaços para a participação e o diálogo com os(as) estudantes no contraturno, sem contar que a atividade em si também implica em desenvolver um espaço formativo para os(as) pibidianos(as).

O segundo ponto foi pensar a relação com a escola e com os(as) estudantes. Para tanto, a equipe definiu uma reunião com a direção da escola para apresentar a parceria (PIBID-FUNDAJ-CEJA) e angariar seu apoio ao projeto, além de discutir as formas de mobilização dos(as) alunos(as) para gerar o interesse nas atividades. Em tempos de pandemia e ensino remoto, câmeras e áudios fechados, a grande pergunta foi: como podemos nos aproximar dos(as) alunos(as) para convidá-los(as) para as oficinas? Como aproximar os(as) estudantes pibidianos(as), dos(as) estudantes da escola?

Para tentar criar estes links, a equipe definiu algumas estratégias de divulgação e inscrição: falar sobre as oficinas nas aulas de Sociologia da escola e nas atividades que estão em curso e sendo desenvolvidas com os(as) alunos(as); postagens no mural do google classroom; e, por fim, a criação de cartazes com imagens dos possíveis temas das Ciências Sociais a serem escolhidos pelos(as) alunos(as) da escola e sua vinculação ao formulário de inscrição (local onde a livre escolha do tema se consolida).

O último ponto de discussão da equipe foi a adaptação dos encontros para o contexto escolar. A escola possui um outro tempo e um outro espaço, o que requer da equipe a compreensão sobre o número de encontros necessários à criação do storyboard. Foram definidos seis encontros, entre Setembro e Dezembro de 2021, e, entre eles, atividades extras de pesquisa. O primeiro deles compreende a definição do tema já indicado no formulário de inscrição, através de diálogos e reflexões realizados por cada bolsista. No segundo encontro passa-se ao brainstorm sobre o tema escolhido e indica-se a pesquisa de imagens. Na sequência, passa-se a uma discussão que envolve conceitos, autores e teorias, bem como as diversas dimensões envolvidas com o tema (social, histórica, política, cultural, ideológica, etc.). No quarto e quinto encontro, as imagens e discussões teóricas passam a compor o storyboard e no sexto encontro, ocorre a finalização.

Ainda estamos construindo este roteiro e o detalhamento das atividades, mas ficou claro que neste processo de preparação da equipe, a transposição de uma atividade acadêmica para o contexto escolar requer reflexões e adaptações de caráter pedagógico. Além disso, é preciso criar espaços e mediações pedagógicas para o aprofundamento do conhecimento sociológico a ser transmitido e reelaborado através da criação de uma história a ser contada pelo storyboard.



Renata S. Schevisbiski é pós-doutora em Filosofia Política e doutora em Ciência Politica pela USP, Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), coordenadora do PIBID e do Projeto Ensino de Política.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page